Chamada para Escritores e Dramaturgos Lusófonos
O Royal Court Theatre está abrindo um novo processo de envio de roteiros para escritores que trabalham em outros idiomas além do inglês. A cada ano, aceitamos peças enviadas em um novo idioma por um período específico de tempo. Este ano, iniciamos o processo com uma chamada para escritores e dramaturgos lusófonos, aberto a todos que trabalham em português onde quer que estejam sediados no mundo. Enviar uma peça para nós geralmente é o ponto de partida de um relacionamento com um dramaturgo e o nosso entusiasmo é imenso em descobrir escritores e artistas cujo trabalho é desconhecido pelo nosso time.
O Royal Court estará trabalhando com uma equipe especializada de leitores em português que também são profissionais do teatro (diretores, tradutores, atores, encenadores e dramaturgos) para ler e discutir o trabalho que recebemos. A abertura de um prazo de envio de roteiros poderá ser um ponto de partida para novos relacionamentos e conversas com escritores que poderão se envolver em outras partes do nosso programa internacional, seja através da tradução de peças para o inglês, residências com o Royal Court ou participação em grupos de escritores.
Informações completas sobre os critérios de submissão estão disponíveis abaixo, caso você tenha alguma dúvida não abordada aqui, entre em contato conosco através do email international@royalcourttheatre.com.
Critérios para submissão:
- Aceitamos apenas UMA peça por escritor/dramaturgo/coletivo dramatúrgico.
- Escritores devem ter 18 anos ou mais para enviar uma peça
- Só aceitamos peças completas – como guia, sugerimos que seja um mínimo de cerca de 50 páginas ou 25-30 páginas para um monólogo.
- Só aceitamos trabalhos originais para teatro e não lemos roteiros, romances, coletâneas de poesias, peças de rádio ou adaptações de outros trabalhos.
- Não lemos musicais nem peças históricas/biográficas, pois raramente produzimos este tipo de peças.
- Não aceitamos peças traduzidas, apenas em seu idioma original (neste caso, Português).
- Aceitamos tanto peças que foram produzidas quanto aquelas que ainda não foram, mas não aceitamos obras que já tenham sido produzidas no Reino Unido.
- Focamos em trabalhos que abordam o momento atual do Royal Court, portanto não aceitamos trabalhos produzidos e/ou escritos há mais de cinco anos.
- Aceitamos peças escritas apenas no idioma especificado acima e suas variantes listadas, independentemente de onde um escritor vive e trabalha no mundo e quais idiomas eles falam.
- Só aceitamos trabalhos enviados por um escritor vivo, e não por meio de agentes e outros detentores de direitos autorais.
- Aceitamos trabalhos que tenham sido de autoria coletiva ou coautoria, mas devem ser enviados com a plena permissão e conhecimento de todos os autores envolvidos no processo. Esta não é uma chamada focada principalmente em roteiros que são uma documentação de um processo de criação, e nem foi projetada como uma busca por produções existentes que desejam fazer uma turnê no Reino Unido.
- Aceitamos obras de autoria de escritores/dramaturgos de todos os países sem distinção (não apenas aqueles em que o português é uma das suas línguas oficiais, ou seja, Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé & Príncipe), desde que a peça siga todos os critérios listados acima.
Como enviar:
- Você receberá um aviso de recebimento de sua submissão.
- Seu roteiro será enviado a um de nossos leitores especialistas em idiomas para uma leitura inicial.
- Se recomendado para leitura adicional, será feita uma segunda leitura por outro membro da equipe de leitura.
- Uma seleção de trabalhos também será lida por uma terceira vez e discutida em uma reunião em nossa sala de roteiro.
Nosso objetivo é responder a todos os escritores que enviaram trabalhos dentro de três meses após o fechamento da janela. Com um dos seguintes resultados:
- Uma resposta individual sobre sua peça informando que não iremos proceder com a leitura de seu trabalho.
- Uma resposta individual para iniciar uma conversa com você sobre seu trabalho – para marcar uma reunião online, convidar você a nos enviar trabalhos futuros. Nossa conversa pode levar seu roteiro a ser considerado para tradução em inglês para que possa ser lido mais amplamente aqui; ser convidado para um projeto de escritores ou uma residência aqui no Royal Court; este roteiro ou outro trabalho futuro sendo desenvolvido para comissão ou produção.
O Royal Court é um teatro baseado em Londres, no Reino Unido. Nós nos concentramos na produção, desenvolvimento e comissionamento do trabalho de dramaturgos vivos em todas as fases de sua carreira. Nós produzimos entre 12-15 espetáculos em nossos dois espaços de teatro a cada ano e administramos uma ampla gama de grupos de escritores, residências, anexos e outras oportunidades para escritores. Este projeto faz parte do nosso Programa Internacional de Trabalho. Estamos testando esse processo de envio de scripts com o objetivo de aceitar trabalhos em um idioma diferente a cada ano nos próximos anos. As janelas futuras serão anunciadas em nosso site assim que abertas.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco pelo email international@royalcourttheatre.com